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INSTRUÇÕES AOS AUTORES
- O sistema para envio de resumo de trabalhos estará disponível a partir do dia 27 de maio de 2025.
- O envio de trabalhos será realizado exclusivamente por meio eletrônico em sistema próprio disponibilizado no site do Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia 2025 (CMGO) 2025, não serão aceitos resumos enviados por qualquer outro meio eletrônico.
- A submissão do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos 1 (um) dos autores/coautores como participante do CMGO 2025.
- No CMGO 2025 teremos 4 (quatro) categorias de trabalhos:
- artigos originais
- revisão sistemática
- séries de casos (3 ou mais), com revisão de literatura
- relato de caso, com revisão de literatura
- Não serão aceitos trabalhos de revisões de literatura sem sistematização ou análise de literatura para submissão em qualquer uma das modalidades mencionadas no item 4 deste regulamento.
- Os relatos de casos serão avaliados pela comissão científica e somente serão aceitos casos raros e que tenham relevância para a prática clínica. O mesmo ocorrerá com as séries de casos. A obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido é obrigatória e de responsabilidade dos autores. Não é necessário enviar o termo de consentimento juntamente com o resumo. Não deverão constar nomes das pacientes, sendo permitidas apenas suas iniciais. As fotos que podem expor a identidade da paciente serão vetadas pela comissão.
- Cada trabalho poderá ter até 7 (sete) autores, sendo 1 (um) autor principal e até 6 (seis) coautores. Pelo menos 1 (um) dos autores deverá ser médico ou outro profissional de saúde.
- O envio dos resumos dos trabalhos para o CMGO 2025 deverá seguir, obrigatoriamente, o cronograma abaixo:
27/05/2025 às 08h – Início do envio dos resumos dos trabalhos.
07/07/2025 às 23h59min – Encerramento de envio de resumos.
14/08/2025 às 08h – Divulgação dos resumos aprovados na avaliação escrita.
28/08/2025 às 18h – Envio do e-pôster (em JPEG) dos resumos aprovados.
10/09/2025 a 13/09/2025 às 08h – Apresentação oral dos trabalhos de acordo com cronograma que será informado posteriormente.
13/09/2025 às 09h30 – Divulgação dos trabalhos premiados durante a cerimônia de encerramento.
16/09/2025 às 08h – Início da emissão dos certificados (para os trabalhos aprovados).
- Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente, pelo sistema oficial no site do CMGO 2025, na forma de resumo, em arquivo PDF, com o máximo de 2800 caracteres (sem espaço). Não poderão ser incluídos nos resumos tabelas, gráficos ou ilustrações. Todas as abreviações devem ser explicadas por extenso na primeira vez que aparecerem no texto. Os resumos deverão seguir a seguinte estrutura de texto:
- Título
- Introdução e/ou Fundamentos
- Objetivo
- Métodos
- Resultados
- Discussão e Conclusão
- Referências Bibliográficas são opcionais
- Os relatos de caso e as séries de casos (com 3 ou mais pacientes) deverão ser estruturados da seguinte forma:
- Título
- Introdução e Descrição do Caso (contendo história clínica, exame físico, exames complementares e condutas adotadas)
- Discussão e Conclusão (incluir breve revisão da literatura relevante)
- Referências Bibliográficas são opcionais
- Para as revisões sistemáticas a metodologia utilizada deverá ser indicada.
- O trabalho deverá estar classificado em uma das especialidades ou áreas de atuação abaixo:
12.1. GINECOLOGIA
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- Cirurgia e Endoscopia Ginecológica
- Climatério e Endocrinologia Ginecológica
- Disfunções do Assoalho Pélvico
- Ginecológica Oncológica e PTGI
- Infanto-Puberal
- Mastologia
- Reprodução Humana
- Sexologia
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- Ultrassonografia em Ginecologia
12.2. OBSTETRÍCIA
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- Assistência ao Pré-natal, Parto e Puerpério
- Gravidez de Alto Risco
- Medicina Fetal
- Ultrassonografia em Obstetrícia
- Não será permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma das especialidades ou áreas de atuação, sob pena de ter o trabalho desclassificado, em todas as categorias às quais foi submetido.
- Ao inserir os dados no sistema, é responsabilidade do autor conferir, cuidadosamente, todo o conteúdo do resumo do trabalho antes do envio, incluindo título, nome e sobrenome do autor e dos coautores, bem como os dados para contato com o autor responsável. Não será permitida qualquer alteração após o encerramento do prazo de submissão.
- Os trabalhos aprovados poderão ser selecionados para apresentação eletrônica em formato de pôster digital (e-pôster) ou para apresentação expositiva.
- Não serão aceitos pôsteres impressos (banners).
- O responsável pela submissão do trabalho será comunicado por e-mail da aprovação ou não do(s) resumo(s) de sua autoria, a partir do dia 14/08/2025 (conforme cronograma).
- O responsável pela submissão do trabalho aprovado deverá retornar ao sistema próprio no site do CMGO 2025 e realizar o envio do e-pôster em formato JPEG, sendo sua responsabilidade conferir o arquivo antes do envio.
- No e-pôster em formato JPEG deverá constar um e-mail para contato, para possíveis dúvidas dos congressistas e da Banca Avaliadora de Trabalho Científico.
- Será emitido 01 (um) certificado único por trabalho aprovado contendo o título exatamente igual ao informado no momento da submissão, bem como o nome e sobrenome do autor e de todos os coautores, exatamente conforme informados e respeitando a ordem fornecida durante a submissão
- O(s) certificado(s) serão disponibilizados após o evento. Para realizar a emissão do(s) certificado(s) o participante deverá realizar o login no sistema utilizando do CPF e senha informados durante a inscrição e acessar a área Meus Certificados que estará disponível partir do dia 16/09/2025 (conforme cronograma).
- Os trabalhos aprovados ficarão expostos em painel eletrônico, como e-pôster, durante todo o CMGO 2025, quando será realizada a avaliação oral do trabalho.
- A apresentação oral obrigatoriamente deverá ser feita por pelo menos 1 (um) dos autores de forma presencial e a avaliação será realizada por 1 (um) dos membros da Banca Avaliadora de Trabalho Científico, durante os dias de realização do CMGO 2025, em data e horário a serem enviados posteriormente.
- Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos em cada uma das categorias GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA.
- Todos os trabalhos aprovados serão disponibilizados nos sites da SOGIMIG e do CMGO 2025 após o evento.
- A inscrição do trabalho implica na concordância do autor e coautor(es) com as normas estabelecidas neste regulamento, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade da entidade promotora ou apoiadoras do CMGO 2025.
SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
- Será constituída uma Comissão Científica de Temas Livres, coordenada pela Diretoria da SOGIMIG, composta por 1 (um) coordenador e no mínimo 2 (dois) membros, que definirá uma Banca Avaliadora de Trabalho Científico, composta por alguns membros dos Comitês Científicos da SOGIMIG Biênio 2023/2025.
- A Comissão Científica de Temas Livres será responsável pela avaliação escrita, de maneira cega quanto à autoria e instituição, de todos os trabalhos inscritos e aprovará os que serão apresentados durante o CMGO 2025.
- A Banca Avaliadora de Trabalho Científico será responsável pela avaliação oral dos trabalhos aprovados, durante o CMGO 2025, em data e horário que serão informados posteriormente pelo e-mail cadastrado no envio do trabalho.
- Os trabalhos serão avaliados da seguinte forma: 90 (noventa) pontos para a avaliação escrita e 10 (dez) pontos para avaliação oral.
- Os critérios para pontuação na avaliação escrita (90 pontos) serão:
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- Relevância do tema/originalidade;
- Contribuição científica;
- Adequação à redação científica;
- Metodologia adequada a categoria do trabalho;
- Clareza na apresentação dos resultados;
- Correlação do objetivo com as conclusões.
- Serão considerados critérios de exclusão na avaliação escrita:
- Ausência de respeito/adequação às regras deste regulamento;
- Constar a autoria no campo destinado para o resumo;
- Constar a instituição onde o trabalho foi realizado, no campo destinado para o resumo.
- Os critérios para pontuação na avaliação oral (10 pontos) são:
- Adequação da apresentação ao tempo máximo permitido (5 minutos);
- Desenvoltura na apresentação oral;
- Organização e estruturação da apresentação;
- Conhecimento do tema/trabalho.
- Serão considerados como critérios de exclusão na avaliação oral:
- Não comparecimento no horário agendado;
- Apresentação do trabalho por outra pessoa que não tenha sido identificada como autora ou coautora no trabalho enviado.
- A seleção dos melhores trabalhos em cada uma das categorias GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA será realizada após soma da nota da avaliação escrita e da apresentação oral, pela Comissão Científica de Temas Livres.
- Os 3 (três) melhores trabalhos da GINECOLOGIA e os 3 (três) melhores trabalhos da OBSTETRÍCIA, no total de 6 (seis), serão divulgados e premiados no dia 13/09/2025, durante o CMGO 2025.
- Esses trabalhos também serão publicados na Revista Femina / FEBRASGO, de acordo com as regras definidas pelo periódico.
- Em caso de empate na nota final, o desempate obedecerá aos seguintes critérios, nesta ordem: o trabalho que apresentou melhor nota na avaliação escrita; o trabalho que apresentou maior nota na apresentação oral; e, se persistir o empate, a Coordenação da Comissão Científica de Temas Livres terá o voto final e soberano.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS NA PLATAFORMA ELETRÔNICA OFICIAL
- Após receber a confirmação do pagamento da inscrição, o responsável pelo envio do trabalho deve acessar a área restrita, informando o CPF e SENHA cadastrados durante a inscrição. O botão “Meus Trabalhos” estará disponível no canto superior esquerdo da área do inscrito.
- Clicar na opção “Enviar Trabalhos”. Seguir as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencher todos os campos do formulário online. É obrigatório o preenchimento de todos os campos: nome, CPF e e-mail para todos os autores e coautores. Fazer o upload do arquivo em PDF (apenas título e resumo do trabalho), clicar no botão enviar e aguardar o carregamento do arquivo.
- Após a submissão do resumo, você será direcionado para página “Meus trabalhos” onde poderá acompanhar na coluna da esquerda o status de todos os resumos enviados.
- O sistema enviará automaticamente um e-mail confirmando as informações cadastradas para todos os autores e coautores do trabalho, que também poderão acompanhá-lo na página “Meus Trabalhos”, caso estejam inscritos no congresso. Ao receber o e-mail, verificar se todas as informações estão corretas.
- Caso alguma informação esteja incorreta, será necessário acessar novamente a área restrita e efetuar o cancelamento do resumo enviado e enviá-lo novamente com as correções pertinentes. O cancelamento de resumo enviado e o novo envio poderá ser feito somente até a data limite para submissão dos resumos, dia 07 de julho de 2025 (conforme cronograma).
- Após a data de encerramento do envio será possível apenas consultar o status do(s) resumo(s) enviado(s), não sendo possível editá-lo(s).
- Este regulamento foi aprovado pela Comissão Organizadora do CMGO 2025.
- Este regulamento entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Belo Horizonte, 22 de maio de 2025
Dra. Inessa Beraldo de Andrade Bonomi
Presidente da SOGIMIG
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Dúvidas e Suporte Técnico
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante a utilização da plataforma de submissão, por favor entre em contato pelo e-mail temaslivres@lcomunicacao.com
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